Primeiro-ministro russo garante que o Presidente Putin está "de boa saúde"
Moscovo, 14 nov (Lusa) - O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, garantiu hoje que o Presidente Vladimir Putin está de boa saúde e não tem qualquer tipo de lesão grave, face a notícias sobre o seu estado.
"Para manter a forma, é preciso praticar muito desporto. E o Presidente Putin tem também de praticar muito desporto para manter a forma. Ele está de boa saúde e, graças a Deus, está tudo bem com ele", declarou Medvedev numa entrevista a vários órgãos de informação finlandeses.
"Não é nada sério. Cada um tem pequenos problemas para resolver", acrescentou.
Nas últimas semanas, a imprensa russa escreveu muito sobre a saúde de Vladimir Putin, chamando a atenção para o facto de o chefe de Estado russo ter desistido de várias viagens ao estrangeiro.
Na mesma entrevista, Dmitri Medvedev disse também que o poder deve ouvir a oposição.
"É bom que a sociedade civil se tenha tornado mais ativa e parte das reivindicações da oposição talvez seja justa. O poder deve reagir a elas", afirmou.
"Os comícios e manifestações são absolutamente normais, mas eles devem decorrer nos lugares devidos e com base na lei", acrescentou.
Quanto às relações com a União Europeia, o primeiro-ministro russo acusou Bruxelas de travar o processo com vista a anular os vistos entre a Rússia e a UE.
Medvedev considerou que é necessário continuar a desenvolver as relações com os Estados Unidos, mas voltou a salientar que o principal problema bilateral é a criação por Washington do escudo de defesa antimíssil na Europa, que Moscovo considera uma ameaça.