Primeiro-ministro tchetcheno enfrenta ministro no ringue de boxe

O primeiro-ministro tchetcheno Ramsan Kadyrov desafiou o seu ministro do Desporto, Salambek Ismailov, a um combate de boxe, para castigá-lo pela lentidão com que procedia a reformas pretendidas no seu Ministério. E prepara-se para fazer o mesmo com o seu ministro do Trabalho.

RTP /
Rasman Kadirov DR

O combate não teve público nem imprensa e o Governo não divulgou o resultado. Mas Kadirov parecia confiante na vitória: depois de ter lançado o desafio, autorizou o seu ministro a usar durante o combate um capacete de protecção, com o argumento de que "teria de ir trabalhar no dia seguinte".

E ufanou-se de ter dado uma lição ao adversário: "Durante o nosso diálogo (ou melhor, durante o nosso treino) expliquei ao ministro de forma suave e paciente, com alguns 'ganchos' da esquerda e da direita, que ele deve usar a cabeça".

O chefe do Governo tchecheno é um político autoritário e populista, muitas vezes criticado por violações de direitos humanos. Ultimamente tem ostentado a sua amizade pelo actor franco-russo Gérard Depardieu, e parece ter obtido deste o compromisso de rodar um filme sobre o país.

Sendo também presidente do clube de futebol Terek Grosny, causara em março um escândalo público quando interrompera um jogo a que assistia para chamar ao árbitro "cabra", através do altifalante do estádio.
PUB