Primeiros seis refugiados norte - coreanos chegam aos EUA
O senador norte-americano Sam Brownback anunciou hoje que os seis primeiros refugiados norte- coreanos a chegar ao país foram acolhidos sexta-feira num local indeterminado dos Estados Unidos.
Destes refugiados, precisou, quatro são mulheres que tinham sido vendidas para a escravatura sexual, ou casamentos forçados, mas não revelou as suas identidades para evitar problemas diplomáticos com os países de onde vieram, ou comprometer as suas famílias na Coreia do Norte.
Brownback, co-autor de legislação incidente nos direitos humanos dos norte-coreanos, não escondeu a convicção de que dezenas de milhar de refugiados do regime do presidente Kim Jong-il se encontram na fronteira com a vizinha China.
Jay Lefkowitz, representante especial norte-americano para os direitos humanos dos norte-coreanos, acentuou esta semana numa sessão parlamentar o imperativo de se fazer mais em prol destes refugiados, pressionando países amigos e aliados, na região, a acolhê-los e integrá-los.
Pyongyang é acusada pelo Departamento de Estado norte- americano de praticar execuções públicas, tortura e outras atrocidades, estimando entre 150.000 a 200.000 o número de prisioneiros políticos no país.