Principais coligações e partidos para as eleições no Iraque
Cento e onze listas, entre coligações, partidos e candidatos em nome individual, concorrem às primeiras eleições democráticas do Iraque, domingo, destinadas a eleger os 275 membros da Assembleia Nacional que vai redigir a futura Constituição.
Alvo preferencial da violência que nas últimas semanas tentou impedir o processo eleitoral, a grande maioria dos 7.700 candidatos a deputados não pôde fazer campanha eleitoral nas ruas e só foi publicamente identificada cinco dias antes do escrutínio. Mesmo assim, dez candidatos foram mortos nos últimos dois meses.
Os principais partidos e coligações candidatos à Assembleia Nacional são os seguintes:
ALIANÇA IRAQUIANA UNIDA: Coligação que apresenta uma lista de 228 candidatos oriundos maioritariamente da estrutura política xiita e que foi publicamente apoiada pelo ayatolah Ali Sistani, a máxima autoridade religiosa xiita do Iraque. O cabeça de lista é Abdelaziz al- Hakim, líder do Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), o maior partido político do país.
LISTA IRAQUIANA: Coligação liderada pelo primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, que apresenta 233 candidatos provenientes das várias etnias e religiões do país, embora a maioria dos que estão no topo da lista seja de confissão sunita.
PARTIDO DOS IRAQUIANOS: Lista de 80 candidatos encabeçada pelo presidente interino, Ghazi al-Yawar, que inclui xiitas e sunitas e se dirige sobretudo ao eleitorado sunita que concordou com a oposição manifestada pelo presidente aos ataques norte-americanos destinados a eliminar a resistência à ocupação nas cidades de Fallujah e Mossul.
LISTA DA ALIANÇA CURDA: Lista de 165 candidatos encabeçada pelos dois líderes políticos curdos mais destacados: Massud Barzani, do Partido Democrático do Curdistão (PDK), e Jalal Talabani, da União Patriótica do Curdistão (UPK). A Lista da Aliança Curda deverá recolher a maioria dos votos dos curdos do norte do Iraque.
ASSEMBLEIA DE DEMOCRATAS INDEPENDENTES: 78 candidatos liderados pelo político sunita laico Adnan Pachachi, bem colocado na corrida à presidência. O seu eleitorado é composto sobretudo pela classe média urbana e pelos intelectuais.
PARTIDO NACIONAL DEMOCRÁTICO: Lista de 48 candidatos que inclui Naseer Kamel al-Chadeerchi, filho de um destacado monárquico iraquiano. Goza de algum apoio entre a classe média-alta.
LISTA NACIONAL DO RAFIDAIN: 28 candidatos liderados por Yonadem Kana, que foi membro do conselho de governo provisório que governou com os norte-americanos até à transferência da soberania, em Junho de 2004. A lista é composta por membros da comunidade sírio- cristã, que representa menos de três por cento da população.
UNIÄO POPULAR: Lista de 275 candidatos, formada por laicos que se opõem a um governo de carácter religioso, e por membros do Partido Comunista iraquiano, entre os quais o actual ministro da cultura, Mufid Muhammad al-Jazairi. É uma das poucas listas que não tem ligações religiosas ou étnicas conhecidas e que poderá colher votos entre os iraquianos residentes no estrangeiro.