Príncipe Carlos testa positivo para Covid-19

por RTP
Príncipe Carlos numa cerimónia dia 9 de março Reuters

O herdeiro ao trono do Reino Unido, de 71 anos, testou positivo para a infeção pelo novo coronavírus e apresenta sintomas ligeiros. A notícia foi revelada pela Clarence House. O filho mais velho de Isabel II esteve com a Rainha pela última vez a 12 de março.

O comunicado emitido na manhã desta quarta-feira adianta que o Príncipe Carlos apresenta sintomas ligeiros. “Além disso, está de boa saúde”, reforça a Clarence House. Permanece em auto-isolamento na Escócia, com a Duquesa de Cornwall, no castelo de Balmoral.

Camilla, a Duquesa de Cornwall, também foi submetida a teste, mas o resultado para Covid-19 foi negativo.

“De acordo com o Governo e com o aconselhamento médico, o Príncipe e a Duquesa estão em auto-isolamento e em casa”, assegura o comunicado.

O Governo britânico pediu a todas as pessoas com mais de 70 anos que se isolem durante 12 semanas, dado o mais elevado risco no caso de contraírem o Covid-19.O exame a Carlos terá sido feito na segunda-feira e o resultado da análise foi conhecido ontem, terça-feira.

A última vez que a Rainha Isabel II viu o filho foi a 12 de março. A Rainha, de 93 anos, está há várias semanas no Castelo de Windsor, a oeste de Londres.

“Sua Majestade, a Rainha, continua de boa saúde”, revelou o Palácio de Buckingham. “A Rainha viu o Príncipe de Gales brevemente depois de uma investidura a 12 de março e está a seguir todos os conselhos adequados para a salvaguarda do seu bem-estar”, afiança.

“Não é possível dizer com certeza de que forma o Príncipe contraiu o vírus, devido ao elevado número de compromissos que ele levou a cabo no seu cago público nas recentes semanas”, acrescenta a nota da Clarence House.

De acordo com a imprensa britânica, Carlos participou a 10 de março num evento em Londres com a presença do Príncipe Alberto II do Mónaco, que também está infetado com Covid-19.

A Rainha, de 93 anos, está desde 19 de março no Castelo de Windsor, a oeste de Londres. Está com o marido, Philip, de 98 anos. Na altura, relembrava que a todos estava a ser pedido que mudassem as rotinas.

Tópicos
pub