Prisão preventiva para ex-governante peruano por corrupção ligada à brasileira Odebrecht

por Lusa

Um juiz decretou na quarta-feira a prisão preventiva ao ex-primeiro-ministro do Peru César Villanueva, que está sob investigação por alegada corrupção num caso ligado à construtora brasileira Odebrecht.

A decisão foi tomada pelo juiz Jorge Chávez a pedido do Ministério Público, que está a investigar Villanueva por alegadamente ter recebido 60 mil dólares (cerca de 54 mil euros) da Odebrecht em troca de adjudicar à empresa a construção de uma estrada na região de San Martín, onde era governador.

Os advogados do antigo primeiro-ministro e de outro ex-funcionário envolvido no caso, Marco Diaz, a quem foi também foi decretada a prisão preventiva, já recorreram da decisão.

O pedido foi interposto na terça-feira pelo procurador Germán Juárez, membro da equipa especial que investiga o caso Lava Jato no Peru, e que defendeu existir existir um alto risco de Villanueva obstruir a investigação.

Juarez disse que o ex-primeiro-ministro tentou infiltrar-se no seu gabinete através de contactos com outros procuradores.

O escândalo Odebrecht envolveu quatro ex-presidentes e vários outros políticos peruanos, nomeadamente a líder opositora Keiko Fujimori.

Tópicos
pub