Mundo
Problema "técnico". Meta pede desculpa por quebra nos acessos às suas redes sociais
As redes Facebook e Instagram registaram mundialmente problemas de acesso dos seus utilizadores durante cerca de duas horas, esta tarde. O Threads e o Messenger, igualmente Meta, foram também afetados.
As perturbações começaram pelas 15h00 em Portugal mas às 17h00 estavam ultrapassadas. Através da rival X, o porta-voz da área das comunicações da Meta, Andy Stone, pediu desculpa e referiu um problema "técnico".
Muitos utilizadores especularam se se teria tratado de um ciberataque, com outros a temerem que as suas contas tivessem sido pirateadas.
"Hoje até há pouco, um problema técnico fez com que os utilizadores tivessem dificuldade em aceder a alguns dos nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu Stone, depois de uma hora antes ter recorrido à mesma rede para reconhecer as dificuldades.
Earlier today, a technical issue caused people to have difficulty accessing some of our services. We resolved the issue as quickly as possible for everyone who was impacted, and we apologize for any inconvenience. https://t.co/ybyyAZNAMn
— Andy Stone (@andymstone) March 5, 2024
Não foi divulgado o tipo de problema técnico verificado.
No pico da quebra, mais de 550 mil pessoas no Facebook e cerca de 92 mil no Instagram tinham reportado problemas, de acordo com o website Downdetector.com, que acompanha problemas de acesso online.
Números que apontam para milhões de pessoas a terem-se visto expulsas subitamente das suas contas Facebook, e impedidas de refazer o login. No Instagram, os problemas começaram com a atualização do feed, antes das contas ficarem inacessíveis.
A Meta reportou problemas também no WhatsApp Business e nas plataformas de vendas, de lojas e de marketing. Também o Centro de Administração ficou em baixo, o que poderá justificar uma eventual cascata de problemas.
As perturbações nos acessos foram notadas nos Estados Unidos e no México, no Reino Unido, França, Portugal e outros países europeus, na China e na Austrália.
Verificaram-se igualmente problemas no WhatsApp e no Threads, mas em muito menor escala. Alguns utilizadores reportaram ainda dificuldades em operar com o Google e em fazer uploads no YouTube.
Na rede X, mais de 80 mil publicações deram conta dos seus problemas com as aplicações Meta, muitas vezes com humor. O próprio Elon Musk, proprietário daquela rede social, publicou a frase "se está a ler isto é porque os nossos servidores estão a funcionar".