Problema "técnico". Meta pede desculpa por quebra nos acessos às suas redes sociais

As redes Facebook e Instagram registaram mundialmente problemas de acesso dos seus utilizadores durante cerca de duas horas, esta tarde. O Threads e o Messenger, igualmente Meta, foram também afetados.

Graça Andrade Ramos - RTP /
Logotipo da Meta Francis Mascarenhas - Reuters

As perturbações começaram pelas 15h00 em Portugal mas às 17h00 estavam ultrapassadas. Através da rival X, o porta-voz da área das comunicações da Meta, Andy Stone, pediu desculpa e referiu um problema "técnico".

"Hoje até há pouco, um problema técnico fez com que os utilizadores tivessem dificuldade em aceder a alguns dos nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", escreveu Stone, depois de uma hora antes ter recorrido à mesma rede para reconhecer as dificuldades.
Não foi divulgado o tipo de problema técnico verificado.

No pico da quebra, mais de 550 mil pessoas no Facebook e cerca de 92 mil no Instagram tinham reportado problemas, de acordo com o website Downdetector.com, que acompanha problemas de acesso online.
Números que apontam para milhões de pessoas a terem-se visto expulsas subitamente das suas contas Facebook, e impedidas de refazer o login. No Instagram, os problemas começaram com a atualização do feed, antes das contas ficarem inacessíveis.

A Meta reportou problemas também no WhatsApp Business e nas plataformas de vendas, de lojas e de marketing. Também o Centro de Administração ficou em baixo, o que poderá justificar uma eventual cascata de problemas.

As perturbações nos acessos foram notadas nos Estados Unidos e no México, no Reino Unido, França, Portugal e outros países europeus, na China e na Austrália.

Verificaram-se igualmente problemas no WhatsApp e no Threads, mas em muito menor escala. Alguns utilizadores reportaram ainda dificuldades em operar com o Google e em fazer uploads no YouTube.

Na rede X, mais de 80 mil publicações deram conta dos seus problemas com as aplicações Meta, muitas vezes com humor. O próprio Elon Musk, proprietário daquela rede social, publicou a frase "se está a ler isto é porque os nossos servidores estão a funcionar".

Muitos utilizadores especularam se se teria tratado de um ciberataque, com outros a temerem que as suas contas tivessem sido pirateadas.
Tópicos
PUB