Problemas ambientais na origem de um quinto das doenças

Quase um quinto das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por problemas ambientais como falta de qualidade da água, higiene, saneamento básico ou poluição do ar, segundo um estudo do Banco Mundial.

Agência LUSA /

A má qualidade da água, ausência de saneamento básico e falta de higiene são os principais factores de risco ambiental, segundo a publicação anual do Banco Mundial "Environment Matters", que indica que estes problemas estão na origem de 1,7 milhões de mortes prematuras por ano.

A poluição atmosférica urbana provoca mais 800 mil mortes prematuras anualmente, aponta o estudo.

"Os pobres são os primeiros a sofrer as consequências de um ambiente poluído", sublinhou o director do Departamento de Ambiente do BM, Warren Evans.

"Os riscos ambientais para a saúde, como a água poluída e falta de saneamento, poluição, exposição aos químicos e o impacto das alterações climáticas, influenciam significativamente o bem-estar de milhões de pessoas pobres", acrescentou.

Eric Chivian, director do Centro para a Saúde e Ambiente Global na Escola de Medicina de Harvard, lembrou que "os ecossistemas fornecem serviços como a eliminação de resíduos ou a purificação do ar e da água que tornam a vida possível".

"A maioria das pessoas reconhecem a beleza e os valores espirituais e económicos da natureza, mas muitas não se apercebem de como a sua saúde e vida dependem da preservação do ambiente", salientou.


PUB