Produção de cana-de-açúcar e de etanol registam recorde em 2008
São Paulo, Brasil, 15 Dez (Lusa) -- A produção brasileira de cana-de-açúcar e de etanol vai registar um novo recorde histórico este ano, com um significativo aumento em diversas regiões do país, anunciou hoje uma fonte oficial.
No total, serão processadas 571,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um aumento de 13,9 por cento em relação a 2007, numa área plantada de 8,5 milhões de hectares.
Trata-se do maior volume já processado pela indústria brasileira do sector, salientou a estatal Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) num comunicado.
Do total da produção, 325,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um aumento de 20,1 por cento, foram utilizadas para a produção de 26,6 mil milhões de litros de etanol.
A produção de 32,1 milhões de toneladas de açúcar consumiu 246 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, um aumento de 6,7 por cento.
O volume processado pela indústria equivale a cerca de 9,5 milhões de camiões que ocupariam cerca de 285.000 quilómetros de estradas, caso fossem enfileirados, referiu o comunicado.
"Somos um dos maiores produtores mundiais de açúcar e referência na fabricação de combustível a partir de matrizes de energias renováveis", afirmou o presidente da Conab, Wagner Rossi.
O estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil, é o maior produtor, com 340,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, seguido por Minas Gerais, com 44,1 milhões de toneladas.
MAN.
.