Professores do Rio de Janeiro anunciam fim da greve iniciada em agosto

Rio de Janeiro, 25 out (Lusa) - Os professores de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro decidiram, esta quinta-feira, em assembleia, o fim da greve iniciada a 08 de agosto, informou o sindicato.

Lusa /

Para garantir a reposição do conteúdo perdido durante os mais de dois meses sem aulas, os professores decidiram que haverá restituição durante os dias de semana, após o horário normal das aulas, e também aos sábados.

A previsão é de que o ano letivo, que comummente termina nas primeiras semanas de dezembro no Brasil, vá até janeiro de 2014, para garantir a conclusão do conteúdo pedagógico previsto para este ano.

A decisão ocorre após negociação realizada na quarta-feira com o Governo local, mediada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas negociações, ficou decidido que as autoridades não tomariam qualquer medida de repressão aos grevistas, enquanto os docentes prometeram cumprir o conteúdo do calendário letivo.

O aumento salarial de 18%, uma das principais reivindicações dos docentes, não foi atendido, mantendo-se a proposta inicial do governo de 8%.

Já os professores da rede municipal de ensino (abrange apenas a cidade do Rio de Janeiro), que também entraram em greve no dia 8 de agosto, deverão deliberar sobre o fim da greve em assembleia marcada para esta sexta-feira.

A paralisação, que durou mais de dois meses, contou também com manifestações nas ruas, entre elas um protesto que terminou com atos de vandalismo e confrontos no dia 15 de outubro, data em que se celebra o dia do professor no Brasil.

O tumulto ocorreu em função da adesão de integrantes do grupo "Black Bloc", que apoiaram a causa dos professores.

 

 

PUB