Programa nuclear iraniano poderá despoletar corrida ao armamento
Londres, 15 jan (Lusa) -- O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, alerta hoje, em entrevista ao Sunday Telegraph, que o programa nuclear iraniano poderá despoletar uma corrida ao armamento no Médio Oriente.
Hague apelou ao regime iraniano para iniciar negociações ou, advertiu, terá de enfrentar duras sanções.
Os governos europeus estão prestes a alcançar um acordo sobre um embargo a petróleo iraniano que dará às empresas seis meses para rescindirem progressivamente os respetivos contratos com Teerão.
"Temos de enfrentar este problema, porque o Irão seguiu um caminho que ameaça toda a região do Médio Oriente com a proliferação nuclear", disse o ministro ao Sunday Telegraph.
"É um problema que se agrava, este do programa nuclear iraniano", acrescentou, considerando "haver o risco de que dê origem este ano a uma grave crise".
O Irão alega que o seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas o Ocidente suspeita, apesar de não haver confirmação, de que aquele esteja disfarçado de projeto civil, mas que tenha fins militares.
Hague defende "sanções cada vez mais fortes" contra o Irão até o país decidir negociar.
O ministro salientou que a Grã-Bretanha não pondera qualquer ação militar contra o Irão, mas realçou que "não serão excluídas quaisquer opções a longo prazo".