Programa nuclear iraniano poderá despoletar corrida ao armamento

Londres, 15 jan (Lusa) -- O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, William Hague, alerta hoje, em entrevista ao Sunday Telegraph, que o programa nuclear iraniano poderá despoletar uma corrida ao armamento no Médio Oriente.

© 2012 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Hague apelou ao regime iraniano para iniciar negociações ou, advertiu, terá de enfrentar duras sanções.

Os governos europeus estão prestes a alcançar um acordo sobre um embargo a petróleo iraniano que dará às empresas seis meses para rescindirem progressivamente os respetivos contratos com Teerão.

"Temos de enfrentar este problema, porque o Irão seguiu um caminho que ameaça toda a região do Médio Oriente com a proliferação nuclear", disse o ministro ao Sunday Telegraph.

"É um problema que se agrava, este do programa nuclear iraniano", acrescentou, considerando "haver o risco de que dê origem este ano a uma grave crise".

O Irão alega que o seu programa nuclear tem fins pacíficos, mas o Ocidente suspeita, apesar de não haver confirmação, de que aquele esteja disfarçado de projeto civil, mas que tenha fins militares.

Hague defende "sanções cada vez mais fortes" contra o Irão até o país decidir negociar.

O ministro salientou que a Grã-Bretanha não pondera qualquer ação militar contra o Irão, mas realçou que "não serão excluídas quaisquer opções a longo prazo".

Tópicos
PUB