Protestos em França. Edifício da Câmara de Bordéus em chamas

por RTP
Imagem retirada das redes sociais mostra as chamas a galgarem a entrada da Câmara Municipal de Bordéus esta quinta-feira 23 de março Reuters

A entrada do edifício da Câmara Municipal de Bordéus foi alvo de um ataque incendiário durante os protestos contra a revisão da idade de reforma em França, esta tarde.

A rede Twitter encheu-se de imagens da porta principal da mairie a arder.



Mais de 120 polícias ficaram feridos e 80 pessoas foram detidas durante a nôna jornada de manifestações que decorreu a nível nacional. O balanço é provisório.

A lei que eleva de 62 para 64 anos a idade da reforma em França foi aprovada há precisamente uma semana graças a uma provisão constitucional, o artigo 49.3, que permitiu a passagem do projeto-lei sem votação no Parlamento.

O movimento contra o projeto, caro ao Presidente Emmanuel Macron e defendido como uma necessidade para garantir a Segurança Social francesa, radicalizou-se, traduzindo-se num crescendo de violência.

Ao todo, 3,5 milhões de pessoas ter-se-ão manifestado esta quinta-feira em mais de 300 cidades em França, referiu a CGT. O Ministério da Administração Interna fala em 1,08 milhões.

Só em Paris, a central sindical CGT afirmou que cerca de 800 mil pessoas participaram nos protestos, o número mais elevado reportado pelos sindicatos desde o início das manifestações.

Em Bordéus os manifestantes terão sido mais de 100 mil.
"110 mil pessoas em #Bordeaux. Nunca visto, Corte geral eletricidade no centro. Incêndios múltiplos e contínuos", escreveu um internauta na rede Twitter.

pub