França. Bordéus "em chamas" nas vésperas da visita de Carlos III

por Antena 1

Stephane Mahe - Reuters

Está a aumentar a agressividade nos protestos contra a lei da reforma das pensões em França. Em Bordéus, os focos de incêndio são a imagem da contestação, com os manifestantes fazer uma imensa fogueira junto à porta da Câmara.

Um protesto que juntou várias centenas de pessoas e que levou as autoridades a intervir, dando origem à detenção de mais de 450 pessoas e muitos polícias feridos.

E é neste clima de insatisfação que o monarca britânico, Carlos III, visita França. Uma visita ao país vizinho, a primeira oficial do seu mandato, quando França vive uma forte contestação social.

Os sindicatos franceses, conscientes da visita, prometem dificultar a agenda do soberano inglês. Do do programa oficial constava a deslocação do rei em autocarro desde Bordéus, mas o trajeto está a ser reequacionado.

O Daily Mail noticia que o Palácio de Buckingham está preocupado com o aproximar da viagem e prepara mudanças para evitar problemas.

O ministro francês do Interior garante que a França estará pronta para receber o monarca, mas o senador socialista Rémi Cardon avnça já que não haverá o tradicional passeio de Carlos III com Emmanuel Macron.
pub