Prova de acesso à universidade altera rotinas na Coreia do Sul

O exame de acesso à Universidade na Coreia do Sul, uma prova que altera o tráfego, horários de trabalho e até os voos no país, começou hoje com a participação de mais de 640 mil alunos em 1.216 centros.

Lusa /

O teste, denominado"suneung", decorre entre as 08:40 (23:40 de quarta-feira em Lisboa) e as 17:00 (8:00 em Lisboa), é considerado pela sociedade como o dia mais importante na vida dos estudantes, já que dele depende em grande parte o êxito ou fracasso da sua vida académica e laboral.

Na Coreia do Sul, um país caraterizado pela elevada competitividade a todos os níveis, a maioria dos jovens aspira a um lugar de responsabilidade em alguma das grandes multinacionais como a Samsung, LG ou Hyundai, escreve a agência Efe.

Estas empresas oferecem as suas melhores oportunidades aos licenciados das universidade de elite do país, cujo acesso está reservado aos que conseguem melhores notas na prova de acesso.

Assim, o governo sul-coreano estabelece todos os anos várias medidas para eliminar qualquer ruído que possa perturbar a realização da prova e evitar que os alunos cheguem tarde.

As autoridades cortaram hoje o tráfego num raio de 200 metros dos centros onde se realiza o exame e a descolagem e aterragem de aviões foi suspensa durante os 40 minutos em que tem lugar a prova de audição de inglês.

Também foram tomadas medidas para garantir a pontualidade como o aumento da frequência do transporte público, além de atrasar uma hora a entrada no trabalho dos funcionários públicos e em parte das empresas privadas.

Foram também destacados milhares de polícias para transportar nos seus veículos de patrulha e motociclos os alunos mais desorientados que tenham adormecido e que correm o risco de chegar tarde à prova mais importante da sua vida.

Os templos e igrejas do país estão hoje a abarrotar de pessoas que fazem orações pelos filhos, netos e irmãos que estão a realizar o teste, e até a bolsa de Seul modificou o seu horário para abrir e fechar uma hora mais tarde.

A expressão `SKY`(céu em inglês) designa na Coreia do Sul as três universidades mais bem cotadas no país (Seul, Korea e Yonsei), reservadas aos melhores alunos.

Pertencer ao "céu" das universidades na Coreia do Sul não só facilita uma brilhante carreira laboral, como é o orgulho das família do estudante e eleva a sua reputação na sociedade.

Assim, durante os anos de licenciatura muitos alunos dedicam quase todo o dia aos estudos, dormindo menos de cinco horas por dia, e todos os anos há registo de suicídio por stresse ou frustração com os resultados académicos.

 

Tópicos
PUB