Próxima cimeira do clima realiza-se em 2019 no Chile

| Mundo

A próxima cimeira do clima das Nações Unidas vai realizar-se no Chile no fim de 2019, decidiram hoje os países presentes na cimeira que ainda decorre na Polónia.

O Brasil, que foi candidato à realização da COP25 até ao mês passado, retirou-se e justificou a decisão com "os atuais constrangimentos fiscais e orçamentais que se deverão manter no futuro próximo".

A Costa Rica, que também foi um dos possíveis anfitriões da cimeira do ano que vem, será palco de uma reunião ministerial preparatória.

A realização das cimeiras do clima da ONU roda por várias regiões do globo e no próximo ano é a vez do grupo latino-americano e das Caraíbas.

Representantes de quase 200 países estão ainda na cidade polaca de Katowice reunidos na COP24 a tentar chegar a um texto final que permita pôr em prática os compromissos de redução de emissões de gases com efeito de estufa e contenção do aquecimento global assumidos em Paris em 2015.

Apesar de o fim da cimeira, que dura há duas semanas, estar previsto para hoje, as negociações deverão continuar pelo menos até sábado.

Tópicos:

Paris,

A informação mais vista

+ Em Foco

Em entrevista à Antena 1, o presidente do PS elogia a chamada "geringonça", mas coloca reservas quanto à hipótese de ter BE e PCP num futuro executivo socialista.

    As famílias já pediram o repatriamento, mas o MNE diz que ainda não tem uma solução.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.