PSOE recupera cinco pontos de vantagem sobre PP
O partido do Governo em Espanha (PSOE) conseguiu recuperar os cinco pontos de vantagem que tinha quando derrotou o PP nas eleições de 2004, de acordo com uma sondagem divulgada hoje.
A sondagem, divulgada pela rádio Cadena Ser 24 horas depois da Convenção Nacional do Partido Popular, confirma que o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, aumentou também a distância relativamente ao líder do PP, Mariano Rajoy, que é visto negativamente por 60 por cento dos espanhóis.
Se as eleições decorressem hoje o PSOE teria 45 por cento dos votos (mais três pontos que na última sondagem, de há duas semanas), enquanto o PP obteria 40 por cento.
Cerca de 51 por cento dos entrevistados pelo Instituto Opina refere que se o voto fosse hoje Zapatero ganharia, contra 28 por cento que dariam a vitória a Rajoy.
No que toca à avaliação dos dois principais líderes políticos, Zapatero é aprovado por 51 por cento dos entrevistados, um ponto mais que há 15 dias, recebendo uma nota média de 5,3 valores em dez.
Rajoy só merece nota positiva de 34 por cento dos espanhóis, menos dois pontos que na última sondagem, recebendo uma nota média de 4,1 por cento.
Na avaliação do Governo no seu todo, os entrevistados atribuem ao PSOE uma nota média de 5,1 pontos, contra os 3,9 pontos que merece a oposição.
Os responsáveis máximos do PP reuniram-se durante o fim-de-semana em Madrid tecendo duras críticas a várias políticas do executivo, nomeadamente no combate ao terrorismo e no modelo de reforma dos estatutos de autonomia.
Vários responsáveis do PSOE, entre os quais Zapatero, acusaram o PP de persistir "nas velhas políticas e nas velhas mentiras".