PT reclama a abertura dos arquivos da ditadura militar no Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT), no poder, pediu sábado a abertura de arquivos da ditadura militar no Brasil (1964-1985), relançando assim uma polémica que no início do mês levou à demissão do ministro da Defesa.

Agência LUSA /

"O PT considera que existe um consenso na sociedade civil sobre a necessidade de tornar publico o conteúdo dos arquivos (secretos do regime militar). O PT associa-se a essa exigência", sublinhou uma resolução aprovada pela direcção nacional do partido, em São Paulo.

"A abertura dos arquivos faz parte do projecto democrático do país", revela o mesmo documento.

O PT sublinha que "as famílias dos mortos e desaparecidos durante o regime militar têm o direito imprescritível de saber o que se passou com eles e de conhecer informações que podem levar à localização dos restos mortais dos seus entes queridos".

O partido no poder considera que "não há qualquer razão para que os arquivos continuem a ser secretos", vinte anos depois do fim do regime militar e do restabelecimento da democracia.

Na semana passada, o ministro da Justiça, Márcio Tomaz Bastos, indicou que o governo pretende proceder à abertura dos arquivos de forma gradual.

O caso dos arquivos da ditadura militar ressurgiu recentemente com a publicação, num jornal, de fotografias de um homem nu, que se supõe ser o jornalista Vladimir Herzog, morto após ter sido torturado numa prisão militar em 1975.

Em resposta, a hierarquia militar publicou, sem consultar o ministério da Defesa, um comunicado a justificar a repressão na ditadura, indicando "que as medidas tomadas pelas forças legais foram uma resposta legítima à violência daqueles que recusam o diálogo".

O ministro da Defesa, José Viegas, demitiu-se por não ter obtido do presidente Lula sanções contra os responsáveis pelo texto.

Na semana passada, o presidente da comissão dos mortos e desaparecidos políticos na ditadura, o advogado João Luiz Pinaud, demitiu-se devido à reticência do governo em autorizar a abertura dos arquivos militares.

PUB