Publicadas novas fotografias de antigo agente do FBI desaparecido no Irão em 2007
Washington, 09 jan (Lusa) - Fotos tiradas há dois anos ao antigo agente do FBI, Robert Levinson, que desapareceu misteriosamente, em 2007, no Irão, foram publicadas, esta terça-feira, pela sua mulher, que afirma que as imagens correspondem às mais recentes notícias sobre o marido.
Numa das fotos, Robert Levinson aparece com o uniforme laranja, típico dos detidos na prisão norte-americana de Guantanamo, com barba branca e cabelo desgrenhado, e uma placa nas mãos, onde se lê a mensagem: "Por que não podem ajudar-me?"
As imagens foram enviadas à Rádio Free Europe/Radio Liberty e entregues, em abril de 2011, a Christine Levinson, que decidiu não as difundir na altura por considerar que tal não iria ajudar a encontrar o marido.
"Foi a última vez que tivémos informações sobre o Bob e eu penso que é um momento importante para que as pessoas percebam o que estamos a tentar fazer e para entender o que as pessoas esperam de nós", disse, acrescentando estar convencida de que o seu marido continua vivo.
O antigo agente, que terá atualmente 65 anos e está aposentado do FBI (polícia federal) há dez anos, desapareceu a 09 de março de 2007, na ilha de Kish, no Irão, quando realizava uma investigação sobre o contrabando de cigarros, na qualidade de detetive privado contratado por um "grupo importante".
Em 2011, o diretor do FBI prometeu uma recompensa de um milhão de dólares (764 mil euros) para informações que conduzam à sua localização.