Putin felicita Merkel pelo 50.º aniversário da UE
O presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de felicitações à chanceler alemã, Ângela Merkel, por ocasião do 50.º aniversário da fundação da União Europeia (UE), que se celebra domingo.
"A criação, em 25 de Março de 1957, da UE exerceu uma considerável influência na formação da idiossincrasia da Europa contemporânea. Por isso, sem dúvida, este evento é um importante marco histórico para todo o Continente", sublinha a missiva divulgada pelo gabinete de imprensa do Kremlin.
Putin considera que o Tratado de Roma teve, no seu tempo, um carácter "inovador", já que os países signatários "demonstraram vontade política para ultrapassar os estereótipos e as divergências herdadas do passado, e forjaram uma estratégia de cooperação e integração estratégica".
Na sua mensagem à chanceler da Alemanha, país que preside este semestre à UE, o líder russo destacou os grandes feitos da UE em matéria de "direitos, liberdades e progresso social e económico".
"É importante que a UE tenha mais autoridade e seja cada vez mais influente em política internacional e contribua de maneira significativa para a solução dos problemas de segurança regional e global", adiantou.
O líder do Kremlin sublinhou que a UE se encontra "no limiar de decisões que marcarão o futuro da sua integração" e manifestou a esperança de que essas decisões "contribuam para fortalecer a unidade e a cooperação no continente".
Por outro lado, Putin referiu que, para a Rússia, é "uma questão de princípio desenvolver relações multilaterais com a UE", para as quais existe já um "sólido fundamento".
"Com o fim de pôr em prática o enorme potencial das relações Rússia-UE, é necessário dar novos passos de aproximação, sustentados num diálogo construtivo, respeito mútuo e reconhecimento de que há caminhos distintos para o desenvolvimento", notou.
A Rússia e a UE tiveram que adiar o início de negociações sobre a assinatura de um novo acordo de cooperação devido ao bloqueio imposto em Novembro por um dos seus membros, a Polónia.