Pyongyang "calma" com algumas lojas fechadas

Tóquio, 19 dez (Lusa) - Pyongyang, capital da Coreia do Norte, encontrava-se hoje calma após o anúncio da morte de Kim Jong-il, com algumas lojas fechadas e grupos de pessoas reunidos junto aos principais monumentos da cidade com retratos do líder.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O tráfego flui com tranquilidade em Pyongyang e os cidadãos mantêm a calma, apesar de ter sido hoje anunciada pela imprensa oficial a morte, no sábado, do líder norte-coreano Kim Jong-il aos 69 anos vítima de um ataque cardíaco quando viajava de comboio, de acordo com a agência noticiosa nipónica Kyodo, que cita uma fonte diplomática na capital da Coreia do Norte.

Muitos dos negócios da cidade suspenderam as suas atividades comerciais e são vistas algumas pessoas reunidas junto aos principais monumentos de Pyongyang com retratos de Kim Jong-il, de acordo com a mesma fonte.

"Vemos as pessoas a dirigem-se para os seus trabalhos como de costume, o tráfego está normal", disse o diplomata não identificado pela Kyodo, salientando que Pyongyang "está tranquila e as pessoas juntam-se perto dos monumentos nas ruas" para chorar a morte de Kim Jong-il.

O funeral de Kim Jong-il está agendado para o dia 28 e será presidido pelo seu filho mais novo e sucessor, Kim Jong-Un, tendo sido decretado um luto nacional até ao dia 29, de acordo com a imprensa oficial.

Tópicos
PUB