Quase 400 mortos por surto de encefalite japonesa no Norte da Índia

por Agência LUSA

A morte de 21 pessoas por encefalite japonesa elevou nos últimos dias para quase 400 o número de vitimas mortais devido a esta doença no Estado de Uttar Pradesh, Norte da Índia, informou hoje a imprensa local.

Um total de 1.483 pessoas, na maioria crianças com menos de 14 anos, está hospitalizado em várias localidades de Uttar Pradesh desde que se registaram em Julho os primeiros casos de uma doença que ataca principalmente o cérebro e a espinha dorsal.

O distrito de Maharganj, com 94 vítimas mortais, foi o mais atingido, seguido de Gorakhpur, com 77 mortos, e Kushinagar, com 64.

Desde a passada quarta-feira, surgiram 97 novos casos de encefalite japonesa em Gorakhpur e na povoação de Basti.

O aumento do número de vítimas desta doença, que também afectou a zona ocidental do vizinho reino do Nepal, está a causar uma grande preocupação no país.

Quinta-feira, o ministro indiano da Saúde, Anbumani Ramadoss, assegurou que não há escassez de fundos e que o Governo central proverá qualquer assistência solicitada pelas administrações estatais para controlar a propagação.

Ramadoss acrescentou que foram enviados 200.000 redes pulverizadas com insecticidas para proteger a população dos mosquitos, que transmitem a encefalite e outras doenças como a malária, frequentes na Índia durante a época das chuvas da monção, de Julho a Setembro, especialmente nas zonas pobres, onde as condições sanitárias são más.

Os porcos são os principais portadores da encefalite japonesa, que provoca inflamação das membranas que envolvem o cérebro, e a transmissão aos seres humanos ocorre através de mosquitos.

pub