Quatro helicópteros norte-americanos atingidos no Iraque
Quatro helicópteros norte- americanos foram atingidos por tiros disparados por rebeldes em dois ataques separados perto de Fallujah, Iraque, mas os tripulantes regressaram à base incólumes, disse hoje o exército dos EUA.
Os incidentes marcam o terceiro dia de ataques a helicópteros, desde o início da ofensiva norte-americana contra Fallujah, segunda- feira.
Cerca das 05:00 em Fallujah (03:00 em Lisboa), dois helicópteros Kiowa OH-58 foram atingidos durante uma emboscada coordenada a partir de Karma, cidade a 10 quilómetros a nordeste de Falujjah, disseram os militares.
Os pilotos sobrevoavam um canal quando detectaram uma pessoa no chão junto a um carro, tendo sido atingidos de ambos os lados da estrada por fogo de armas pesadas e lança-granadas de insurgentes, assim que se aproximaram de terra para investigar, explicou o exército norte-americano.
Ambos os aparelhos sofreram danos, mas os pilotos regressaram à base norte-americana de Taji, a 20 quilómetros a norte de Bagdad, sem sofrerem ferimentos.
Sexta-feira à noite, dois helicópteros Apache foram atingidos por armas de fogo enquanto andavam em patrulha perto da cidade de Zaidan, a sudoeste de Fallujah.
Os pilotos, que não ficaram feridos, conseguiram levar os helicópteros para o Aeroporto internacional de Bagdad.
Antes, também sexta-feira, um helicóptero militar UH-60 Blackhawk foi abatido por fogo anti-aéreo em Taji, ferindo três dos quatro tripulantes, anunciou o exército.
A tripulação foi resgatada do local e o helicóptero foi também recuperado.
Quinta-feira, dois helicópteros da marinha foram abatidos por armas de fogo e lança-granadas em incidentes separados junto a Fallujah.
As tripulações destes helicópteros Super Cobra, tripulados por equipas de dois homens, foram forçadas a aterragens forçadas, disse o exército.
Um dos quatro pilotos sofreu ferimentos ligeiros, mas todos foram salvos por outros helicópteros, referiu o exército.