Quatro mortos e 10 feridos em confrontos na República do Congo
Brazzaville, 20 out (Lusa) -- Quatro pessoas morreram e 10 ficaram feridas hoje na República do Congo durante confrontos entre as forças de segurança e manifestantes que se opõem ao referendo constitucional a realizar no domingo, disseram fontes oficiais.
"O balanço provisório daquela insurreição organizada e coordenada" é de "quatro mortos, sete feridos, que deram entrada em hospitais em Brazzaville, e de três polícias gravemente feridos", disse o ministro do Interior congolês, Raymond Mboulou.
Em setembro, o Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, manifestou intenção de realizar um referendo sobre a nova Constituição, que poderá permitir que concorra a mais um mandato.
A Constituição da República do Congo limita a dois os mandatos presidenciais consecutivos. Com a alteração prevista, o chefe de Estado pode candidatar-se às eleições de 2016.
Denis Sassou Nguesso está há mais de 30 anos à frente da liderança do país.
O atual chefe de Estado liderou o país entre 1979 e 1992, quando se realizam as primeiras eleições multipartidárias, que perdeu.
Denis Sassou Nguesso regressou ao poder em 1997, depois da guerra civil, tendo sido eleito Presidente em 2002 e reeleito em 2009.