Raghad Saddam Hussein é "convidada" dos hachemitas

O primeiro-ministro jordano, Maaruf Bakhit, afirmou hoje que a filha mais velha do presidente iraquiano deposto Saddam Hussein, Raghad, cuja extradição é pedida pelo Iraque, é "convidada dos hachemitas (família real jordana) e está sob a sua protecção".

Agência LUSA /

"A presença de Raghad Saddam Hussein e dos seus filhos na Jordânia deve-se a razões humanitárias e ela é convidada dos hachemitas e está sob a sua protecção", segundo os costumes árabes, indicou o primeiro-ministro numa declaração à agência oficial Petra.

O primeiro-ministro assinalou, por outro lado, que Raghad não tem "qual quer actividade política ou mediática" na Jordânia.

Em 2004, a Jordânia chamou à atenção a filha mais velha de Saddam, recordando-lhe as condições do seu acolhimento no reino, que exigem que não tenha actividade política ou mediática. Depois disso, Raghad raramente fez declarações à imprensa.

Comentando as acusações iraquianas à filha mais velha de Saddam e o pedido de extradição de Bagdad, Bakhit sublinhou que a Jordânia "não recebeu um pedido oficial nesse sentido".

"Qualquer pedido deve ser feito de acordo com os procedimentos em vigor e a Jordânia tratará da questão se ela for apresentada de modo adequado", disse .

O Iraque pediu hoje a extradição da filha mais velha e da mulher de Saddam Hussein, cujos nomes integram uma nova lista de 41 pessoas procuradas por implicação na violência no país.

"Estas pessoas são responsáveis pela maioria dos atentados e dos assass ínios perpetrados cegamente contra o povo iraquiano e estão na origem da guerra confessional entre os sunitas e os xiitas", declarou à imprensa o conselheiro iraquiano para a segurança nacional, Mouaffah al-Roubaye.

Raghad Saddam Hussein está exilada na Jordânia e a mulher do ex-ditador, Sajida, vive no Qatar.

PUB