Raimundo Pereira é o novo presidente do parlamento

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Bissau, 22 Dez (Lusa) - O jurista Raimundo Pereira foi hoje eleito presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, ao obter 60 votos contra os 37 do candidato Hélder Proença, anunciou o presidente da comissão da votação, Umaro Djau.

Segundo o presidente da comissão da votação, 99 dos 100 deputados eleitos para a oitava legislatura participaram na eleição do novo presidente do parlamento guineense, tendo dois dos deputados votado em branco.

Com a eleição de Raimundo Pereira (o apelido não é Gomes como noticiou por lapso a Lusa em anterior despacho), o parlamento guineense entrou em funções, dando início à oitava legislatura prevista para durar quatro anos. A sexta e a sétima legislaturas não chegaram ao seu término, devido à dissolução do parlamento.

Jurista de formação (fez o curso em Portugal) e 2º vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Raimundo Pereira afirmou, nas suas primeiras declarações à imprensa, que irá privilegiar o diálogo e a concertação com as outras bancadas "para a aprovação dos principais diplomas de interesse nacional".

Homem de confiança de Carlos Gomes Júnior, líder do PAIGC, Raimundo Pereira foi ministro em vários governos da Guiné-Bissau, nomeadamente da Informação e da Justiça, depois de dirigir a Radiodifusão Nacional (RDN) e a Televisão da Guiné-Bissau (TGB), órgãos públicos.

Raimundo Pereira substitui na presidência do parlamento, Francisco Benante.

Acompanham Raimundo Pereira na presidência do novo parlamento, os deputados Serifo Nhamadjo (PAIGC), como primeiro vice-presidente, Ibraima Sory Djaló (do Partido da Renovação Social, PRS), como 2º vice-presidente, João Seidibá Sane (PAIGC), 1º secretário da mesa, e Maria Aurora Sano (PAIGC), a 2ª secretária.

Elementos do corpo diplomático acreditado em Bissau e várias personalidades públicas do país figuravam entre os convidados para a cerimónia de tomada de posse dos novos deputados.

Com a investidura do parlamento começa também o processo de formação do novo Governo que devera ser liderado por Carlos Gomes Júnior, líder do PAIGC, partido que venceu com maioria absoluta as últimas legislativas, realizadas em Novembro passado.


pub