Rainha de Inglaterra "irritada" com a inércia dos líderes mundiais acerca do clima

por Carla Quirino - RTP
Andrew Matthews - Reuters

Em vésperas da Conferência sobre Alterações Climáticas da ONU, a Cop26, a rainha Isabel II critica quem fala muito mas não passa à ação perante a crise climática. Os comentários divulgados foram captados numa transmissão em direto na abertura do parlamento do País de Gales, em Cardiff.

Durante a conversa, as palavras da monarca sugerem alguma "raiva", de acordo com o The Guardian, devido à não confirmação da presença na Cop26 dos lideres de países com piores registos de emissões de dióxido de carbono.

A intolerância da Rainha é partilhada com a Duquesa da Cornualha e Elin Jones, a presidente do parlamento.
Rainha Isabel II e Elin Jones | Andrew Matthews - Reuters

O excerto do diálogo é transcrito na publicação britânica.

A Rainha disse: "Extraordinário, não é. Tenho ouvido tudo sobre a Cop26 ... ainda não sei quem vem. Nenhuma ideia.
"Só sabemos das pessoas que não vêm ... É muito irritante quando falam, mas não fazem nada".

Jones respondeu: "Exatamente. É um momento para fazer ... e ver na televisão ao seu neto [Príncipe William] esta manhã dizer que não adianta ir para o espaço, precisamos salvar a Terra".

A Rainha então sorriu e disse: "Sim, eu li isso".

A monarquia inglesa está em sintonia sobre com a falta de ação dos líderes mundiais em matéria de alterações climáticas
William
O príncipe Willian reprovou as viagens de turismo espacial desenvolvidas pelos milionários Elon Musk e Jeff Bezos, dizendo que a prioridade é o foco nos problemas ambientais da Terra.

"Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo concentrados em tentar reparar este planeta, não em tentar encontrar o próximo lugar para ir e viver", declarou o duque de Cambridge à BBC.

"É realmente crucial focar neste [planeta] em vez de se desistir e ir para o espaço para tentar e pensar em soluções para o futuro", disse William.

Acrescenta que de deve refletir numa "questão fundamental", que assenta no custo do carbono dos voos espaciais.
Príncipe William | Dominic Lipinski-Reuters

Também William revelou indignação pela inércia dos governos. "Acho que é fundamental que na Cop26 se comunique de forma muito clara e honesta e explique quais são os problemas e quais serão as soluções".

"Não podemos ter palavras e palavras, por mais inteligentes que sejam, se não houver ação suficiente", rematou o prícipe.
Carlos
O príncipe de Gales diz temer que os líderes mundiais "apenas conversem" quando se reunirem em Glasgow. "O problema é conseguir ação no terreno", disse ele.

Carlos acredita que esta conferência em novembro é "a última oportunidade" para concretizar uma ação conjunta dos países contra as alterações climáticas.
Cop26
O presidente dos EUA, Joe Biden, já confirmou que comparecerá.

Entre os líderes mundiais ainda não confirmados estão o primeiro-ministro australiano Scott Morrison , o presidente chinês Xi Jinping , o líder russo Vladimir Putin, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

A Cop26 realiza-se entre 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

É a 26ª Conferência sobre Alterações Climáticas da ONU e pretende acelerar as ações práticas referentes às medidas definidas no Acordo de Paris.

O lema da Cop26 é "unir o mundo para enfrentar as alterações climáticas".
Tópicos
pub