Rajoy candidato a suceder-se à frente do PP, apesar da derrota

Madrid, 11 mar (Lusa) - O chefe da direita espanhola, Mariano Rajoy, anunciou hoje que será candidato à chefia do Partido Popular (PP), a fim de voltar a disputar a presidência do governo em 2012, apesar da sua derrota nas legislativas de domingo.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Vou candidatar-me no próximo congresso" do PP, que estava previsto para Outubro, mas que será antecipado para Junho, declarou Rajoy, no final de uma reunião do Comité Executivo do partido.

Acrescentou que "qualquer militante que o deseje" pode apresentar uma candidatura concorrente, conforme estipulam os estatutos do PP.

"Apresento-me para ser candidato à presidência do governo" em 2012, acrescentou Rajoy, sublinhando que antes dele, o socialista Felipe Gonzalez e o conservador José Maria Aznar tinham disputado a liderança dos respectivos partidos duas vezes sem êxito antes de finalmente conquistarem o poder.

O PP perdeu domingo as eleições legislativas face ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) do chefe do governo cessante, José Luis Rodriguez Zapatero, que garantiu um segundo mandato.

Todavia, os conservadores progrediram em relação às legislativas de 2004, nas quais Rajoy saiu também derrotado, obtendo agora 153 lugares de deputados contra os 148 de há quatro anos. O PSOE também progrediu cinco lugares, obtendo 169 num total de 350 deputados.

O PP somou domingo mais de 10 milhões de votos, ou seja, o segundo melhor resultado da sua história, muito semelhante ao que permitiu a Aznar vencer com maioria absoluta em 2000.

TM.

Lusa/Fim


PUB