Rebeldes tuaregues alegam controlar toda a região do norte do Mali
Bamako, 02 abr (Lusa) -- Os rebeldes tuaregues no Mali tomaram Timbuktu, a última cidade no norte do país que era controlada pelo Exército, depois de os militares golpistas terem afirmado estarem prontos para ceder o poder.
Em comunicado, os rebeldes alegam ter assumido o "controlo de toda a região" e terminado, assim, com a "ocupação" maliana e garantem que vão agora iniciar a sua "missão de defender e garantir a segurança do território para a felicidade da sua população".
De acordo com a BBC, as tropas governamentais deixaram a cidade histórica de Timbuktu, com cerca de 1.000 anos, e testemunhas na cidade relataram que os rebeldes assumiram o controlo do aeroporto, edifícios administrativos e campos militares e que circulam pela cidade em carrinhas com a bandeira do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (termo dos rebeldes que se refere a toda a região do norte do Mali).
"A cidade está totalmente sob o controlo deles [rebeldes]", afirmou o `mayor` de Timbuktu, Ousmane Halle, citado pela agência AP.
Nos últimos dias, os rebeldes também assumiram o controlo de outras importantes cidades do norte do Mali, como Kidal e Gao.