Rede de páginas de Facebook emite futebol pirata em direto

por RTP
Regis Duvignau - Reuters

Várias páginas estão a transmitir futebol pirata através da funcionalidade 'Facebook Live', que permite emitir vídeos em direto para milhões de espectadores.

São várias as contas de Facebook dedicadas à emissão ilegal de jogos de futebol em direto. Diariamente são emitidas nestas páginas as principais partidas que podem ser assistidas de forma totalmente gratuita. Emitem os jogos de futebol a partir da funcionalidade de streaming da rede social, burlando dessa forma os direitos de imagem.

Mas as partidas não são diretamente emitidas nestas páginas principais conhecidas pelo público. Os seguidores são reencaminhados para perfis, que ao fim de cada partida desaparecem. Uma estratégia adotada pelos emissores de forma a evitar serem banidos da rede social.

Ao fim de cada jogo, as provas são eliminadas. Tudo o que é suspeito – links para os perfis que emitem os jogos em direto, comentários e anúncios sobre a programação – desaparece. No final, as páginas principais voltam a ser um perfil que apenas se dedica a falar de futebol. Passam a interagir com os milhares de seguidores através da publicação de fotografias, GIFS e vídeos sobre a modalidade.

O facto é que estas emissões piratas chegam mesmo a reunir milhares de espetadores e acumulam milhões de visualizações. Grande parte das partidas transmitidas ilegalmente são jogos da Liga Espanhola, Liga dos Campeões e Liga Inglesa de Futebol, conforme adianta o jornal El Pais.

Existem várias páginas a adoptar a mesma estratégia. Ainda que não esteja comprovado formalmente, há suspeitas de que estas contas façam parte da mesma rede.
Páginas fantasma
O processo implica três passos, mas é mais simples do que aparenta: os canais privados emitem os jogos de futebol e as partidas acabam por ser simultaneamente transmitidas em direto por páginas de Facebook de curta duração. Isto porque se recorre a várias páginas intermediárias que anunciam a programação dos jogos, a serem transmitidos numa página efémera criada com o propósito único de transmitir aquele jogo. A "página mãe", onde são debatidos e discutidos os jogos, anunciam em que páginas intermediárias se pode assistir à transmissão, que por sua vez identifica a página fantasma.

Após cada jogo, esta página onde foi emitida a partida é apagada. As publicações nas páginas intermediárias que remetiam para a primeira são imediatamente apagadas.
O Facebook estreou o serviço de streaming de vídeo em finais de 2015.
A página-mãe e a página intermediária - as únicas que permanecem ao fim deste processo - limitam-se a partilhar as publicações das páginas efémeras onde são transmitidos os jogos. Mas depois do apito final, os links, publicações e referências ao jogo transmitido desaparecem.

De notar que o processo técnico pode ser realizado em qualquer telemóvel ou computador com acesso à Internet. Quem for assinante de um canal desportivo pode assistir às emissões tanto na televisão, como no computador, tablet ou telemóvel. Ora, esta funcionalidade, aliada a um dos vários programas de retransmissão de vídeo que se podem sincronizar com o Facebook, permite a retransmissão da imagem original noutros dispositivos, com a mesma qualidade.
Tópicos
pub