Rede de pornografia infantil fazia filmagens com telemóveis em escolas de Caracas

A polícia venezuelana descobriu quarta-feira uma rede de pornografia infantil que comercializava vídeos filmados em várias escolas da Área Metropolitana de Caracas, alguns deles realizados com o recurso a telemóveis.

Agência LUSA /

Segundo Menfris París, conselheiro metropolitana para a Defesa dos Dire itos das Crianças e Adolescentes, o material era exibido em Petare, uma zona ond e proliferam os "buhoneros (vendedores ambulantes)" que além dos vídeos de porno grafia comercializavam outro material audio-visual pirateado.

A mesma fonte explicou que a rede de vídeos de pornografia infantil env olve "liceus públicos e privados de toda a cidade de Caracas". Foram confiscados quase dois mil vídeos, entre eles o vídeo colombiano +La Autopsia+ que imita uma inspecção do corpo humano com exibição dos órgãos.

Foram também apreendidos os vídeos "Liceus de Caracas" e "Assim é Carac as", bem como outros desenhos animados pornográficos.

Menfris París adiantou que algumas das gravações contêm actos lascivos com adolescentes de ambos os sexos, realizados em vários liceus de Caracas, atra vés de telemóveis, e que mal acabavam de ser gravados "eram transmitidos, cortad os e editados para fazer o vídeo".

Explicou que, em 14 colégios, foram detectados vídeos com pornografia i nfantil que exibem raparigas de 12 e 13 anos, que teriam sido obrigadas a realiz ar actos lascivos. Essas instituições estão já a ser inspeccionadas por representantes do Ministério de Educação e do Ministério Público venezuelano.

A situação, segundo aquele responsável, "é bastante delicada". Segundo ele, é necessário que os encarregados de educação orientem os adolescentes para que não frequentem locais em que é exibido aquele tipo de vídeos.

Segundo o canal televisivo de notícias, Globovisión, "a mãe de uma adol escente que aparece num dos vídeos faleceu de ataque cardíaco ao ver a jovem em actos lascivos".

As autoridades estimam que entre 40 mil e 60 mil vídeos tenham sido dis tribuídos.


PUB