Reforço do armamento nuclear na agenda da Coreia do Norte

por Carla Quirino - RTP
Agência de Noticias Central Coreana via Reuters

As diversas sanções internacionais relacionadas com programas de mísseis balísticos não intimidaram a exibição do arsenal militar do Governo de Kim Jong-un. Fileiras de soldados e tanques acompanharam "a arma mais poderosa do mundo".

Foi rotulado como Pukguksong-5. Eventualmente uma versão melhorada do Pukguksong-4, revelado no desfile de outubro de 2020.

A agência estatal norte-corena KCNA descreve este novo míssil como "a arma mais poderosa do mundo". Acrescenta que estes mísseis balísticos podem ser lançados a partir de submarinos e "demonstram o poder das forças armadas revolucionárias". Informação citada pela Deutsche Welle.


KCNA via Reuters 
Segundo a KCNA, Kim Jong-un prometeu fazer um reforço do programa nuclear e de mísseis, armas estas que podem ser apontadas a rivais asiáticos e ao território americano. Na mira estarão a Coreia do Sul e o Japão, concretamente as bases militares dos Estados Unidos.
Segundo a norte-americana NBC, o ministro norte-coreano da Defesa, Kim Jong Gwan, afirmou, em discurso dirigido às tropas, que "mobilizariam preventivamente o maior poder para punir completamente as forças hostis", caso houvesse uma ameaça ao território do país.

Foi também sublinhada a intenção, por parte do líder da Coreia do Norte, de fechar as fronteiras devido a pandemia, assim como desenvolver medidas para recuperar a economia, depois de ter sido abalada pelas sanções internacionais lideradas pelos EUA.


KCNA via Reuters


O Estado norte-coreano já testou vários mísseis balísticos subaquáticos e estará a aperfeiçoar um submarino operacional para o transporte dessas armas. Os peritos em arsenais militares acreditam que a Coreia do Norte terá capacidade para lançar uma ogiva nuclear para qualquer região dos Estados Unidos.

Para Michael Duitsman, investigador do Centro James Martin para Estudos de Não-Proliferação, da Califórnia, "o novo míssil definitivamente parece mais longo".


As fotos disponibilizadas pela assessoria de imprensa estatal revelam pelo menos quatro mísseis com cones preto e branco, mas as opiniões dividem-se entre peritos em armamento que mantêm duvidas na identificação dos mísseis.

O desfile militar que decorreu na Praça Kim il Sung em Pyongyang, pontuou o fim do oitavo Congresso do Partido dos Trabalhadores do Comité Central da Coreia.


KCNA via Reuters
Em vésperas de Biden ocupar a Casa Branca
Após as divergências entre Kim Jong-un e Donald Trump, relacionadas com o alívio das sanções económicas em troca de desanuviamento de armas nucleares norte-coreanas, esta exibição militar tem o objetivo de pressionar a próxima Administração norte-americana, segundo a NBC.

A estação norte-americana recorda o episódio em que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou "bandido" a Kim Jong-un e acusou Trump de alimentar o espetáculo, em vez de colocar pesadas restrições à capacidade nuclear no norte da Península Coreana.
Tópicos
pub