Mundo
Regresso às ruas do Festival do Limão. Riviera francesa tenta recuperar o turismo
Verdes, amarelos, laranjas, são cerca de 80 toneladas de citrinos que vão circular na cidade francesa de Menton, durante a segunda quinzena de fevereiro. É a 88ª edição do Festival do Limão com todos os frutos à mistura e que dão forma e cor a inúmeras construções monumentais. Este festival único no mundo costuma atrair mais de 200 mil turistas aos Jardins Biovès. Depois de um ano suspenso, devido à pandemia, regressa agora às ruas com o tema "Ópera e Dança".
A cidade de Menton localiza-se na costa mediterrânica e é palco de um dos principais eventos da Riviera Francesa: o Festival do Limão.
A par do Carnaval de Nice, este festival conta com muitas animações de rua, mas a grande atração é o conjunto dos carros alegóricos de diversos formatos e cinco estruturas fixas, tudo repleto de aromáticos limões e laranjas.
A pandemia suspendeu o corso o ano passado, mas em 2022 os limões regressam e enfeitam as mais de uma dezena de construções, algumas com dez metros de altura, dedicadas à "Ópera e Dança".
Este retorno do festival às ruas tranquiliza os profissionais do turismo, para quem a festa do limão equivale a "um mês de agosto em pleno inverno", diz Christophe Joriot, gerente de um restaurante de Menton, citado pela France 3.
"Para nós, comerciantes, é vital que haja o Festival e os corsos", acrescenta Joriot, que espera "mais turistas franceses do que estrangeiros."
"Estamos obviamente encantados. Agora, os hotéis que tiveram cancelamentos de grupos, devido à restrições da pandemia, devem contatá-los novamente. Estamos na reconquista" sublinha Thomas Laurenti, Presidente do Sindicato dos Hoteleiros da Riviera Francesa de Menton
O Festival do Limão costumava contar com cerca de 140 toneladas de citrinos.
Neste ano, a organização investiu em pouco mais de metade, cerca de 80 toneladas, muitas importadas de Espanha.
A história do Festival do Limão remonta a 1929, quando a cidade de Menton era o principal produtor de limão do continente. Para entreter os visitantes aristocráticos surgiu a ideia de organizar uma exposição de citrinos nos jardins do Hotel Riviera. Como o sucesso foi grande, no ano seguinte carrinhos com limoeiros e laranjeiras carregados de fruta encheram as ruas de cor à medida que circulavam pela cidade.
A autarquia, desejosa de desenvolver o turismo, decidiu dar ao desfile um destaque no calendário das festividades anuais.