Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Rei da Jordânia avisa que relações com Israel estão por um fio

por Márcia Rodrigues, RTP
Vincent Kessler, Reuters

A Jordânia admite suspender o acordo de paz com Israel, se o projeto de anexação da Cisjordânia avançar conforme anunciado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Addullah, o monarca da Jordânia, numa entrevista publicada em Der Spiegel, diz que, se Israel tomar, de facto, esta medida a região pode assistir a um “ conflito massivo” com a Jordânia.

Este é um dos avisos mais dramáticos feitos até agora ao Governo israelita pela Jordânia, um dos dois únicos países do Médio Oriente. O outro é o Egito, que tem um acordo de paz com o Estado de Israel.

O monarca do reino hashemita, sublinha que a única saída para o conflito israelo-palestiniano é a solução dos dois Estados, Palestina e Israel.

É essa também a solução subscrita pela maioria da comunidade internacional e que os Estados Unidos, um dos mediadores do conflito, abandonaram com a administração de Donald Trump.

Os americanos apresentaram uma solução alternativa, a que Trump chamou o "Acordo do Século", prontamente rejeitada pela Autoridade Palestiniana e pela Liga Árabe, e contestada pela União Europeia.

Nesta entrevista a Der Spiegel, o rei Addullah, naquilo que pode ser entendido como uma alusão ao plano da administração de Donald Trump, diz que "os líderes que advogam a solução de um único Estado não percebem o que é que isso significa".

Rei de um país com uma expressiva população palestiniana, Addullah alerta ainda, nesta entrevista, para a possibilidade do colapso da Autoridade Palestiniana. "Haverá mais casos e extremismo na região, se Isarel de facto anexar a margem ocidental do Jordão", disse.

Addullah deixou claro que não pretende fazer ameaças, mas entende que a lei da força não pode ser aplicada no Médio Oriente.

O rei já tinha alertado para as consequências da decisão israelita em Setembro passado.

Aymand Safadi, o ministro dos Negócios Estrangeiros jordano, em contactos múltiplos com homólogos de vários países, divulgou desde aí a mesma mensagem.

A Jordânia tem vindo a pressionar a União Europeia, pedindo passos concretos para travar o plano de Benjamin Netanyahu, de anexar novos colonatos na Cisjordânia e o Vale do Jordão antes das eleições presidenciais americanas marcadas para Novembro.

Esta entrevista ao influente Der Spiegel, foi publicada horas antes da reunião de diplomatas da União Europeia sobre o assunto, dirigida por representante máximo da Política Externa Europeia, Josep Borrell.

Vários países europeus, com a França à cabeça, defendem ações de caráter punitivo para prevenir esta decisão de Israel já validada por Washington. O bloco Europeu é o maior parceiro comercial de Israel. 
pub