Rei Juan Carlos pede desculpa por caçada aos elefantes

por RTP
DR

Num gesto inédito na monarquia espanhola, o Rei Juan Carlos pediu hoje desculpa pela caçada aos elefantes no Botswana onde fraturou a anca. "Sinto muito, equivoquei-me e não voltará a acontecer", disse o Rei numa declaração gravada à saída do seu quarto no hospital onde esteve internado.

A polémica caçada do Rei no Botswana alimentou grande parte das notícias em Espanha nos últimos dias e levantou mais uma vez grandes críticas à monarquia, numa altura em que grande parte dos espanhóis vivem momentos de crise intensa. A condenação do Rei foi quase unânime na sociedade e incluiu vários membros destacados dos partidos políticos.

Segundo revelam os órgãos de comunicação, o Rei Juan Carlos esteve permanentemente informado dos comentários que sobre ele se faziam nos media. Terão sido os seus colaboradores mais próximos a convencê-lo a apresentar esta pedido de desculpas público,  de forma a fazer baixar o coro de críticas que recebeu a sua aventura no Botswana.

O pedido de desculpas de viva voz terá sido decidido pelo próprio Rei, depois de a Casa Real ter discutido a emissão de um comunicado na altura da sua saída do hospital. As declarações do Rei são feitas muito raramente e esta é a primeira vez que pede desculpas publicamente por causa de um gesto seu.


pub