Reino Unido expulsa diplomatas iranianos

48 horas é o prazo dado pelo governo de David Cameron a todo o pessoal diplomático do Irão para sair do Reino Unido. O pessoal diplomático britânico abandonou já por seu lado o Irão, após o ataque desta terça-feira, quando centenas de estudantes invadiram a embaixada britânica em Teerão. Um outro edifício também afeto à missão diplomática do Reino Unido, noutro ponto da cidade, foi igualmente invadido.

RTP /
O Ministro britânico dos Negócios Estrangeiros deu 48 horas ao embaixador iraniano para encerrar a embaixada do Irão em Londres STR, EPA

Entre outros atos de vandalismo, os estudantes queimaram a "Union Jack" e substituiram-na pela bandeira iraniana.

Londres prometeu "consequências sérias". E esta tarde comunicou-as, através do ministro britânico dos negócios estrangeiros no Parlamento.

"Fechámos agora a nossa embaixada em Teerão", declarou William Hague perante os deputados, considerando que "o ataque não poderia ter acontecido sem o consentimento, até certo ponto" do regime iraniano.

A embaixada iraniana em Londres será encerrada imediatamente, tendo sido dando um período de 48 horas aos diplomatas iranianos para abandonarem o país, acrescentou o ministro britânico.

"O embaixador do Irão em Londres foi informado que requeremos o encerramento imediato da embaixada iraniana em Londres e que tem de sair do Reino Unido nas próximas 48 horas", disse Hague no Parlamento.
PUB