Mundo
Reino Unido. Incêndio no aeroporto de Luton obriga a suspender voos
Todos os voos foram suspensos no aeroporto de Luton, a norte de Londres, depois de um incêndio ter causado o colapso parcial num dos estacionamentos de vários andares. Quatro bombeiros e um membro da equipa do aeroporto foram levados para hospital com ferimentos.
O fogo deflagrou num parque de estacionamento do aeroporto de Luton pouco depois das 21h30 de terça-feira. A administração do aeroporto suspendeu todos o voos até pelo menos às 15h00 desta quarta-feira.
Andrew Hopkinson, chefe dos bombeiros do Serviço de Bombeiros e Resgate de Bedfordshire, disse que o estacionamento tinha mais de 1.500 veículos.
Descreveu que o andar estava “totalmente envolvido no fogo” e que o prédio sofreu um “colapso estrutural significativo”. Hopkinson acrescentou que os bombeiros enfrentaram um “incêndio grave e de rápida propagação, onde o fogo acabou por se espalhar por vários andares”.
Efforts are still ongoing to extinguish a serious fire at Luton Airport. We are continuing to protect surrounding airport infrastructure, vehicles and the Luton DART. For anyone whose travel plans may be affected, please refer to the advice being provided by London Luton Airport. pic.twitter.com/tNFo4hvRdX
— Beds Fire and Rescue (@BedsFire) October 11, 2023
Uma testemunha disse à Sky News que “era possível ouvir os carros a explodir”, enquanto outra pessoa contou que estava dentro do aeroporto quando o incêndio começou e sabe que o seu carro foi afetado porque “todo o estacionamento 2 está totalmente destruído”.
Durante a noite, os bombeiros tentaram travar as chamas para não alastrarem aos edifícios vizinhos. Pelas 8h45 desta quarta-feira, o serviço afirmou ter “controlado e extinto” o incêndio.
Voos suspensos
O aeroporto de Luton deu conta, em comunicado, de que “os serviços de emergência permanecem no local após o incêndio da noite passada no Terminal Car Park 2”.
O documento também explicou as razões para o aeroporto ter sido fechado: “A nossa prioridade continua a ser apoiar os serviços de emergência e a segurança de nossos passageiros e funcionários. Portanto, tomamos agora a decisão de suspender todos os voos até às 15h00 de quarta-feira, 11 de outubro”.
Update at 07:10 pic.twitter.com/WXCrmUcLih
— London Luton Airport (@LDNLutonAirport) October 11, 2023
“Os passageiros são aconselhados a não se deslocarem para o aeroporto neste momento, pois o acesso continua severamente restringido. Para dúvidas relacionadas com um veículo estacionado ou reservas futuras, entre em contato com luton.customerservices@apcoa.com”, acrescentou.
O serviço de bombeiros e resgate de Bedfordshire irá realizar uma investigação para apurar as causas do incêndio.