Relatório: Ucrânia esteve sob amplo ciberataque chinês 24 horas antes da invasão russa

por RTP
DR

Um relatório dos serviços secretos britânicos sustenta que nos dias anteriores à invasão russa vários sítios governamentais e militares ucranianos foram massivamente hackeados pela China, culminando os ciberataques 24 horas antes de começar a invasão.

Os objectivos da campanha chinesa de ciberataques terão consistido em estudar meios de neutralizar as defesas ucranianas e de paralizar as suas infraestruturas, segundo o relatório dos serviços secretos britânicos, citado por The Times.

Ainda segundo o diário britânico, o relatório citado obtém confirmação do SBU, os serviços secretos ucranianos, que referem milhares de ciberataques chineses contra instalações militares e nucleares da Ucrânia, incluindo 600 sites do Ministério da Defesa ucraniano.

O mesmo SBU diz ter identificado a origem e autoria dos ciberataques por serem neles reconhecíveis "as ferramentas e métodos característicos" das unidades militares chinesas dedicadas à guerra cibernética. Segundo o relatório britânico, os serviços secretos norte-americanos partilham a convicção manifestada por britânicos e ucranianos.

Cronologicamente, o início dos ciberataques chineses ter-se-á situado um pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Terão depois culminado na véspera do início da invasão russa.

pub