RENAMO anuncia encontro entre Dhlakama e Guebuza, mas PR desconhece

Maputo, 07 dez (Lusa) - A RENAMO, o principal partido da oposição em Moçambique, anunciou hoje que o seu líder, Afonso Dhlakama, vai reunir-se na quinta-feira com o Presidente da República, Armando Guebuza, no primeiro encontro entre os dois em sete anos.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Mas, contactado pela Lusa em Maputo, o Gabinete da Presidência da República de Moçambique indicou que da agenda de Armando Guebuza para quinta-feira não consta nenhuma reunião com Afonso Dhlakama.

O alegado encontro entre o líder da oposição e o chefe de Estado, supostamente agendado para a cidade de Nampula, norte do país, foi divulgado pelo porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga.

"Assuntos importantes de interesse nacional, nomeadamente a paz, a democracia, o desenvolvimento e reconciliação nacional são alguns dos temas que vão dominar o encontro, que se inicia às 10:00 horas", indicou Fernando Mazanga, via SMS.

À Lusa, o Gabinete do Presidente da República de Moçambique informou que Armando Guebuza está em Nampula para inaugurar uma estátua do ex-Presidente moçambicano Samora Machel e participar numa cerimónia de graduação de cadetes, pelo que não está previsto nenhum encontro com Afonso Dhlakama.

O líder da RENAMO ameaça depor este mês o Governo da FRELIMO, dirigido por Armando Guebuza, através de manifestações pacíficas, em protesto contra a alegada falta de democracia, partidarização do Estado e recorrentes fraudes eleitorais a favor do partido no poder.

Afonso Dhlakama recusou reunir-se com o atual chefe de Estado moçambicano na presença de outros líderes de partidos da oposição, exigindo um encontro a dois, desde que Armando Guebuza assumiu a Presidência, em 2005.

O único encontro entre os dois líderes foi numa clínica em Maputo, em junho de 2007, quando Armando Guebuza foi desejar as melhoras a Afonso Dhlakama, na sequência de um acidente de viação que o líder da oposição sofrera.

Tópicos
PUB