Renan Calheiros, um aliado de Lula, reeleito presidente do Senado
O actual presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB,centro), que apoia o governo Lula da Silva, foi reeleito hoje para o cargo, após a posse dos 27 senadores eleitos em Outubro.
A vitória de Calheiros, já esperada, foi confirmada por 51 votos contra 28 para José Agripino, líder do Partido da Frente Liberal (PFL,oposição. Houve também um voto branco e um nulo.
Renan Calheiros, advogado, 51 anos, natural do Estado do Alagoas, Nordeste do Brasil, é um dos principais aliados do actual governo no Congresso Nacional.
Juntamente com o senador e ex-presidente brasileiro José Sarney, é o maior interlocutor junto ao Palácio do Planalto do seu partido, o PMDB, que terá muita força neste segundo mandato do Presidente Lula.
Calheiros tem dois mandatos de senador, já foi também deputado federal por duas vezes, ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso e líder do governo durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que assumiu hoje o cargo de senador, na renovação de um terço das 81 cadeiras do Senado.
Ao intervir antes da votação no Senado, Calheiros defendeu as reformas tributária e política e criticou o excesso de medidas provisórias enviadas pelo Presidente ao Parlamento, à semelhança do que fez o seu adversário José Agripino.
As medidas provisórias são actos normativos do Executivo, a serem adoptados em casos de urgência e relevância, com efeitos suspensivos sobre a legislação anterior, e que têm prioridade na pauta do Parlamento.
"As medidas provisórias chegaram a ocupar 71 por cento das sessões do Senado de 2004 a 2006", afirmou Calheiros, realçando que a boa relação do Senado com o governo não significa submissão.
Renan Calheiros ficará à frente do Senado por mais dois anos e vai administrar em 2007 um orçamento de 2,7 mil milhões de reais (977 milhões de euros).
O presidente do Senado é o quarto na linha sucessória da Presidência da República, após o presidente, o vice-presidente e o presidente da Câmara dos Deputados.