República do Congo realiza primeira volta das presidenciais a 20 de março
Brazzaville, 30 dez (Lusa) -- As autoridades da República do Congo marcaram para 20 de março de 2016 a primeira volta das eleições presidenciais, tal como decidido pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso.
"O Conselho de Ministros decidiu marcar para 20 de março de 2016 a primeira volta das eleições presidenciais", refere um comunicado hoje divulgado.
A República do Congo adotou uma nova Constituição a 25 de outubro, na sequência da realização de um referendo boicotado pela oposição.
A nova Constituição excluiu os dois entraves que impediam o atual Presidente do país de se candidatar a um terceiro mandato, nomeadamente o limite de idade e o número de mandatos possíveis.
Com 72 anos, Denis Sassou Nguesso, que está há 31 anos como Presidente do país, ainda não anunciou a sua recandidatura ao cargo.
Denis Sassou Nguesso liderou o país entre 1979 e 1992, quando se realizaram as primeiras eleições multipartidárias, que perdeu, tendo regressado ao poder em 1997, depois da guerra civil.