Responsáveis da conferência sobre Alterações Climáticas querem reforço diálogo com EUA

Os responsáveis da Convenção Quadro e da Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, que decorre no Canadá, sublinharam hoje a importância de "reforçar o diálogo com os Estados Unidos".

Agência LUSA /

Esta tomada de posição surge no momento em que Washington surge à frente da Parceria Ásia-Pacífico sobre o Desenvolvimento Limpo e o Clima e da qual fazem ainda parte a Austrália, China, Índia, Coreia do Sul e Japão.

"Não estamos à espera que os Estados Unidos cheguem e digam que vão aderir ao Protocolo de Quioto. Mas há muito a fazer com os nossos amigos americanos", declarou hoje o presidente da conferência e ministro do Ambiente do Canadá, Stepanhe Dion, num encontro com jornalistas.

Para Dion, é crucial uma "boa cooperação com os Estados Unidos".

Por seu lado, o director executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Richard Kinley, reconheceu que "os Estados Unidos têm sido muito activos" na área ambiental, tendo, contudo, metas diferentes do Protocolo de Quioto.

"Em ambos os casos há objectivos comuns como a redução das emissões globais dos gases com efeito de estufa.

Por isso, deve haver um maior diálogo e consenso para atingir esses fins", frisou.

Questionado sobre o incumprimento por parte do Canadá dos compromissos de redução da emissão de gases poluentes, Stepanhe Dion admitiu que o seu país tem "a tarefa mais difícil no quadro das reduções".

"Mas não vamos desistir", prometeu.

Para o aumento das emissões canadianas contribuiu não só o crescimento económico, mas também uma indústria petrolífera em fase florescente.

O responsável enalteceu, por outro lado, que o evento de Montreal "está a bater todos os recordes de participação".

Num ponto de situação ao início da tarde do primeiro dia de trabalhos da Conferência, referiu estarem já 180 países registados, contando igualmente com representantes de mais de 4.500 organizações não governamentais (ONG) e 700 profissionais da comunicação social.

Está igualmente confirmada a presença de 120 responsáveis governamentais de todo o mundo.

A Conferência da ONU para as Alterações Climáticas decorre até 09 de Dezembro na cidade de Montreal, no Canadá.

PUB