Restos mortais de Franco vão ser retirados de mausoléu

por RTP
Juan Medina, Reuters

O novo Governo socialista espanhol pretende retirar os restos mortais do ditador Francisco Franco do mausoléu de Valle de los Caídos (Vale dos Caídos), em Espanha. O Governo quer transformar o monumento num “local de reconciliação”.

Os restos mortais do ditador fascista, Francisco Franco, serão brevemente retirados do mausoléu de Valle de los Caídos. A decisão do novo governo socialista espanhol pretende transformar o monumento num local que relembre a guerra civil, ao invés de glorificar a ditadura.

O objetivo é converter o mausoléu "num local da reconciliação (...) e não um pedido de desculpas da ditadura", disse Oscar Puente, porta-voz do Partido Socialista (PSOE), segundo citação do diário El Pais.

“Já houve um acordo na Câmara dos Deputados sobre a remoção dos restos mortais, e o que vamos fazer enquanto Governo é arranjar uma forma deo pôr em prática”, declarou a vice-presidente do executivo, Carmen Calvo, na segunda-feira.

No ano passado, durante o Governo conservador de Mariano Rajoy, grande parte dos deputados - 198 dos 350 – pediu que esta medida fosse posta em pártica, sem sucesso.

Inaugurado pelo próprio Franco em 1959, o mausoléu do Valle de los Caídos guarda também os restos mortais de José António Primo de Rivera, fundador do partido fascista em Espanha. O monumento tem sido um local de peregrinação para grupos de extrema-direita.

pub