Reunião da diplomacia da UE em Kiev. Gomes Cravinho sublinha "enorme consenso político"

Kiev recebeu esta segunda-feira uma reunião histórica dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. A continuação do apoio militar e financeiro e a preparação de novas sanções contra a Rússia estão entre as conclusões deste encontro.

RTP /

Foto: Rodrigo Antunes - Lusa

"Foi possível verificar aqui hoje um enorme consenso político (...) em relação à necessidade de apoiar a Ucrânia", afirmou à RTP o ministro português dos Negócios Estrangeiros.

Esta necessidade de apoio contínuo, explicou, "expressa-se tanto na atualidade como já projetando para o futuro em termos de garantias de segurança".

Segundo João Gomes Cravinho, foi discutido o que se pode "fazer coletivamente em termos de apoio militar, portanto reforçando o apoio às industrias de Defesa" e ainda sobre o "apoio financeiro para longo prazo", estando a ser desenvolvido um fundo na ordem dos 20 mil milhões de euros, ou seja, cinco mil milhões de euros por ano de apoio à Ucrânia.

Sobre o presidente ucraniano, o ministro português afirmou que Volodymyr Zelensky agradeceu o apoio dos parceiros europeus e voltou a deixar o alerta de que estamos "ainda no meio de uma guerra" e de que se mantém necessário o apoio ao país.
PUB