Reunião de emergência dos órgãos de segurança da Ucrânia
Os dirigentes dos órgãos de segurança ucranianos efectuaram uma reunião de emergência hoje à noite em Kiev, noticiou a agência ITAR-TASS, citando fontes ucranianas.
Os dirigentes do Serviço de Segurança (SBOu, ex-KGB), do Ministério do Interior e do Ministério da Defesa reuniram-se para discutir a situação no país e as medidas a tomar para sair da crise, segundo esta fonte.
Enquanto isso, as forças especiais repeliam milhares de manifestantes concentrados hoje à noite nas proximidades da presidência ucraniana, convocados pela oposição, mas não há conhecimento de incidentes.
Um importante grupo de polícias, cujo número é estimado pela oposição em cerca de 5.000, chegou ao local para controlar os simpatizantes da oposição, que agitam bandeiras cor de laranja e usam bonés ou lenços da mesma cor, a usada pela campanha eleitoral do candidato da oposição Vikor Iuchtchenko.
Nas ruas circundantes há ainda muitos polícias acompanhados de cães.
O candidato presidencial Viktor Iuchtchenko tomou hoje simbolicamente posse como presidente da Ucrânia perante os deputados da oposição, mas a sua investidura já foi rejeitada pelo presidente do Parlamento, Volodymyr Litvin.
Embora não tenham sido ainda divulgados oficialmente os resultados finais das eleições de domingo na Ucrânia, o candidato apoiado por Moscovo e primeiro-ministro em funções, Viktor Ianukovitch, surge nos resultados preliminares como o vencedor.