Revista "Life" apenas disponível on-line a partir de Abril

O grupo norte-americano Time vai suspender a publicação em papel da revista "Life", a partir de Abril, passando a estar acessível apenas on-line com arquivos fotográficos.

Agência LUSA /

Este site será lançado no próximo mês de Abril, como um portal de fotografias, e disponibilizará on-line os 10 milhões de imagens do arquivo da revista, oferecendo-as gratuitamente ao público para utilização privada.

A última edição da "Life" estará nas bancas a 20 de Abril.

O grupo Time ressuscitou a "Life" em 2004, como suplemento semanário de 103 jornais nos Estados Unidos, com uma tiragem de 13 milhões de exemplares.

Devido ao declínio das vendas de jornais e das perspectivas publicitárias, a reposta dos leitores "não é suficiente para justificar a continuidade dos investimentos num suplemento semanário", de acordo com a presidente da Time, Ann Moore.

"O mercado alterou-se terrivelmente depois de 2004", acrescentou, lamentando a "difícil decisão".

A "Life" possui uma das mais importantes colecções de imagens sobre a actualidade do século XX, sendo que mais de 97 por cento das fotografias são inéditas. Este vasto arquivo contém material de fotógrafos como Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White e Gordon Parks.

A "Life", publicada pela primeira vez em 1936 como semanário, foi uma das publicações mais conhecidas mundialmente antes de ser suspensa em 1972. O grupo Time relançou-a como revista mensal entre 1978 e 2000. A partir de 2004 passou a integrar vários jornais como suplemento.

Esta revista apostou sempre em imagens de qualidade e em grande reportagens. Nas capas apareceram muitas caras famosas do século XX, como Marilyn Monroe ou Greta Garbo. Uma das capas mais famosas da "Life" foi em 1945, na qual aparecia um grupo de soldados norte-americanos levantando uma bandeira na Ilha de Iwo Jima, durante a segunda guerra mundial.

O grupo Time, filial do grupo Time Warner, publica 130 revistas e é o maior grupo de editores de revistas dos Estados Unidos.

PUB