Rice acredita num plano de cessar-fogo na quarta-feira
A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, afirmou, em Israel, que uma resolução do Conselho de Segurança da ONU com as condições para o cessar-fogo israelo-libanês poderá estar pronta na quarta-feira, refere um jornal israelita.
De acordo com o "site" do diário Haaretz, o plano de Rice, que janta hoje com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, prevê o envio de uma força multinacional para o sul do Líbano, o desarmamento do Hezbollah e a libertação dos soldados israelitas raptados pelo movimento xiita libanês.
O jornal cita um diplomata norte-americano, que se recusou a revelar a identidade, devido à natureza sensível das discussões.
A chefe da diplomacia norte-americana, que está no Médio Oriente pela segunda vez desde o início da ofensiva israelita no Líbano, considerou hoje como "um passo positivo" que os membros do Hezbollah no Governo libanês se tenham comprometido com um cessar-fogo imediato.
O acordo, assinado hoje em Beirute, prevê o desarmamento das milícias do movimento xiita libanês.
É a primeira vez que membros do Hezbollah aceitam uma proposta para resolver a crise que inclui o desarmamento dos seus militantes.
Rice elogiou o primeiro-ministro libanês, Fouad Siniora, por ter convencido o movimento xiita a aceitar as condições para o cessar- fogo.
"O mais importante para o processo é que mostra um Governo libanês a funcionar como um Governo libanês", adiantou a secretária de Estado norte-americana aos jornalistas que viajaram com ela de Beirute para Telavive.