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Robinhood. Ataque informático expôs dados de sete milhões de clientes
A empresa americana de serviços financeiros anunciou na segunda-feira que foi alvo de uma quebra de segurança na semana passada que expôs os dados de mais de sete milhões de clientes. As informações extorquidas foram maioritariamente e-mails e nomes completos, tendo a Robinhood recebido um pedido de resgate.
De acordo com uma nota publicada no site oficial da Robinhood, o incidente ocorreu no dia 3 de novembro, quando uma “terceira parte não autorizada teve acesso a um número limitado de informação pessoal de uma parcela” dos seus clientes.
O ataque informático expôs os e-mails de aproximadamente cinco milhões de pessoas e os nomes completos de cerca de dois milhões de clientes.
Um número mais limitado de pessoas – cerca de 310 no total – tiveram mais informações pessoais expostas, como a data de nascimento e o código postal. Outros dez clientes viram revelados “detalhes mais extensos”, indicou a empresa, sem fornecer mais detalhes. A Robinhood sublinha, no entanto, que o ataque foi “contido” e que não foram expostos quaisquer números de segurança social, de contas bancárias ou de cartões de débito, assim como “não houve qualquer perda para os clientes como resultado deste incidente”.
A empresa acrescenta ainda que depois de conter a intrusão a parte não autorizada exigiu um resgate. “Informámos imediatamente as autoridades policiais e continuamos a investigar o incidente com a ajuda da Mandiant, uma empresa de segurança externa”, esclarece a Robinhood.
“A Robinhood conteve rapidamente o incidente de segurança e conduziu uma investigação completa para avaliar o impacto”, disse Charles Carmakal, vice-presidente e diretor de tecnologia da Mandiant, a The Hill.
A quebra de segurança ocorre após um ano difícil, a nível financeiro, para a Robinhood, que estava no centro de uma crise comercial no início deste ano.
O ataque informático expôs os e-mails de aproximadamente cinco milhões de pessoas e os nomes completos de cerca de dois milhões de clientes.
Um número mais limitado de pessoas – cerca de 310 no total – tiveram mais informações pessoais expostas, como a data de nascimento e o código postal. Outros dez clientes viram revelados “detalhes mais extensos”, indicou a empresa, sem fornecer mais detalhes. A Robinhood sublinha, no entanto, que o ataque foi “contido” e que não foram expostos quaisquer números de segurança social, de contas bancárias ou de cartões de débito, assim como “não houve qualquer perda para os clientes como resultado deste incidente”.
A empresa acrescenta ainda que depois de conter a intrusão a parte não autorizada exigiu um resgate. “Informámos imediatamente as autoridades policiais e continuamos a investigar o incidente com a ajuda da Mandiant, uma empresa de segurança externa”, esclarece a Robinhood.
“A Robinhood conteve rapidamente o incidente de segurança e conduziu uma investigação completa para avaliar o impacto”, disse Charles Carmakal, vice-presidente e diretor de tecnologia da Mandiant, a The Hill.
A quebra de segurança ocorre após um ano difícil, a nível financeiro, para a Robinhood, que estava no centro de uma crise comercial no início deste ano.