Mundo
Ciências
Rover Opportunity da NASA explora Marte há 11 anos
Onze anos funcionar e a continuar a contar. É desta forma que a National Aeronautics and Space Administration (NASA), assinala os 11 anos de permanência do Rover Opportunity em Marte.
O Rover espacial Opportunity que pousou em Marte junto a região de Meridiani Planum em 25 de janeiro de 2004, continua a rodar e a enviar dados para a Terra.
O pequeno carro espacial não tripulado nos últimos 11 anos explorou rochas, enviou imagens únicas e conseguiu a fantástica marca de ter viajado 41,7 quilómetros em solo marciano.
Um valor recorde visto não existir outro veículo terrestre, com locomoção, a conseguir viajar tão longe num planeta extra-terreno.
O Trabalho do Opportunity em Marte foi inicialmente planeado para três meses. Onze anos depois, os cientistas que acompanham a missão solitária do rover da NASA, afirma que os resultados agora obtidos são como um bónus extra dado por um rôbo terrestre.
A sonda terrestre Opportunity mostrou e continua a enviar dados de Marte, entre os quais evidências convincentes sobre a antiga existência de água no solo marciano.
O vídeo agora disponibilizado pela NASA mostra em poucos minutos a viagem solitária feita em 11 anos, pela pequena sonda móvel Opportunity.
A Opportunity é o segundo de dois veículos exploradores geológicos da NASA, que aterraram em Marte em 2004.
Lançado em 7 de julho de 2003, o Opportunity aterrou em Marte a 25 de janeiro de 2004 no Meridiani Planum por volta de 05:05 (horário da Terra) e 13:15 (horário de Marte), três semanas depois da sonda Spirit (MER-A).
Enquanto o Spirit ficou imóvel em 2009 e terminou as comunicações em 2010, o Opportunity permanece ativo há mais de 10 anos, ultrapassando em muito o objetivo planeado, cerca de 90 dias marcianos (dia marciano = 24h36m).
Foto: NASA/JPL-Caltech/Cornell/Arizona State Univ.
A Opportunity pertence a classe dos veículos autonomos não tripulados, composto por 6 rodas independentes, 3 paineis solares (1.5 m) x (2.3 m) x (1.6 m), com um peso total de 180 kg, tendo já enviado para a terra mais de 187.000 imagens de alta resolução.