Especial
Debate e votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2027

Rubio falha reunião da NATO na próxima semana em Bruxelas

Rubio falha reunião da NATO na próxima semana em Bruxelas

O chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, não participará na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da NATO na próxima semana em Bruxelas, cuja agenda será dominada pela guerra na Ucrânia, noticiou a agência AFP.

Lusa / Adicionar como fonte informativa

Num momento de preocupação europeia com o plano de Washington para pôr fim à guerra na Ucrânia, a ausência do representante dos Estados Unidos, país mais poderoso da Aliança Atlântica, é particularmente significativa numa reunião deste tipo, devido ao foco da discussão no conflito iniciado pela invasão russa em 2022, adianta a agência de notícias francesa AFP, que revela cita fonte próxima do assunto.  

Em vez do secretário de Estado norte-americano, será o seu adjunto, Christopher Landau, quem deverá representar o país nos dias 02 e 03 de dezembro em Bruxelas, disse a fonte sob condição de anonimato.  

Na próxima semana, Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump, deverá deslocar-se a Moscovo para reunir-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Rubio deslocou-se no passado fim de semana a Genebra, onde discussões com a Ucrânia e os europeus resultaram em alterações importantes ao plano apresentado por Washington alguns dias antes, que era então visto como amplamente favorável às exigências do Kremlin.

 O chefe da diplomacia norte-americana "já participou em dezenas de reuniões com os aliados da NATO e seria completamente inapropriado esperar que ele participe em todas as reuniões", precisou um responsável do Departamento de Estado, falando sob condição de anonimato.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, suscitou preocupações em Kiev e na diplomacia europeia ao apresentar há dez dias um plano com 28 pontos para pôr fim à guerra que dura há quase quatro anos na Ucrânia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, respondeu na quinta-feira que o seu exército só cessará as hostilidades se Kiev aceitar retirar-se dos territórios cuja anexação Moscovo reivindica, caso contrário, irá tomá-los "pela força".

As negociações diplomáticas futuras em torno do plano de Washington também podem ser afetadas pela demissão na sexta-feira de Andriy Yermak, braço direito do Presidente Volodymyr Zelensky e líder da equipa negocial ucraniana que se encontrou com Marco Rubio no passado fim de semana em Genebra.

 

 

Tópicos
PUB