As defesas antiaéreas russas abateram no sábado à noite 36 drones em nove regiões da Rússia, incluindo um na região de Leninegrado, perto da cidade de São Petersburgo. Por sua vez, a Ucrânia diz ter abatido 70 drones lançados pela Rússia durante a noite.
O aparelho não-tripulado que foi abatido na região de Leninegrado obrigou as autoridades aeronáuticas a suspender as operações no aeroporto internacional de Pulkovo, em São Petersburgo, segundo o comando russo.
Além da região de Leninegrado, foram abatidos 18 drones na região de Kursk, parcialmente ocupada por forças ucranianas, quatro na região de Oryol, quatro em Krasnodar, três em Voronezh, três em Rostov e um em Bryansk, Tula e Crimeia.
Os militares russos abateram na sexta-feira o mesmo número de drones em quatro regiões russas, alguns dos quais tentaram atingir uma estação de bombagem de petróleo na região de Volgogrado.
A Ucrânia, que enfrenta uma ofensiva bem sucedida das tropas russas no Donbass (sudeste), está a lançar sistematicamente ataques de drones contra o território russo, em particular contra refinarias de petróleo e depósitos de combustível.
Ucrânia abateu 70 drones russos
Kiev, por sua vez, diz ter abatido 70 drones lançados pela Rússia durante a noite. Outros 74 aparelhos foram perdidos no local sem causar qualquer dano, de acordo com a força aérea ucraniana, citada pela agência espanhola EFE.
Para o ataque, a Rússia utilizou drones e vários tipos de réplicas dos aparelhos sem tripulação, que descolaram das regiões russas de Kursk, Orel, Milerovo, Bryansk e Primorsko-Akhtarsk.
Foram repelidos pela aviação ucraniana, bem como por mísseis antiaéreos, métodos de guerra eletrónica e grupos móveis da Força Aérea e das Forças de Defesa.
Setenta drones foram abatidos sobre as regiões de Kiev, Kharkiv, Poltava, Sumy, Cherkasy, Chernobyl, Kirovohrad, Vinitsia, Jytomyr, Rivne, Volin, Mykolayiv, Kherson e Odessa, no centro, norte, oeste e sul do país.
Em Kiev, não foram registados feridos, mas a fachada de um edifício foi danificada por fragmentos de um drone abatido, de acordo com a administração militar da região da capital.